segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ministro da Cultura fala sobre digitalização

O desenvolvimento de regiões periféricas no Brasil é tema de discussão em diversos setores do país devido ao grande contraste existente em tais regiões quando comparadas com a sociedade à sua volta. O recente crescimento tecnológico no Brasil, por sua vez, gera igual discussão social. Devido a esse contraste, permanece a pergunta: como integrar as favelas e periferias à tecnologia e possibilitar acesso à cultura a todos?

As lan houses estão cada vez mais presentes na realidade dos brasileiros, mas, por sua vez, não é única opção para quem vive em regiões mais pobres do Brasil. O Programa Cultura Viva, proposto pelo Ministério da Cultura, MinC, visa disponibilizar Pontos de Cultura que dão apoio às comunidades e grupos culturais mais ativos em favelas, pequenas cidades e regiões pobres do Brasil, oferecendo equipamento de gravação de áudio, vídeo e banda larga. O programa propõe contribuir com centenas de comunidades periféricas do Brasil, uma vez que dá acesso à tecnologias digitais livres, visando a automação. De acordo com o site do Ministério da Cultura, tal processo vem sendo elogiado em todo o mundo devido ao seu pionerismo.


Em recente pronunciamento, durante a terceira Audiência Pública, no Senado Federal, sobre Conteúdo Audiovisual em Tempos de Convergência Tecnológica, o ministro Gilberto Gil, defende o direito do cidadão brasileiro quanto ao acesso à cultura - o qual ele define como “acesso ao repertório cultural da humanidade, acesso fundamental para a formação de cada indivíduo, como direito à expressão, ao falar, direito à relação pessoal com o mundo simbólico”.





Gil discutiu, na ocasião, os programas de ações do Governo Lula para convergência digital. Em suas palavras "esta casa [Ministério da Cultura] tem um papel fundamental na construção da estratégia brasileira face à convergência digital, especialmente em garantir que as novidades da convergência venham para qualificar a vida do brasileiro em seus direitos culturais de acesso à cultura". Ele defendeu o aperfeiçoamento do sistema regulatório brasileiro do setor audiovisual e a necessidade de reforma da Lei Autoral no país, anunciando a criação de dois fóruns públicos de discussão.


O Governo Federal considera um dos maiores desafios a ampliação do acesso aos conteúdos e equipamentos tecnológicos, já que são essenciais para que se possa “superar o fosso dos que têm acesso à Internet e dos que apenas possuem os cinco canais da TV Aberta”. Segundo Gil, a grande novidade da convergência é a possibilidade de que novas formas de produzir conteúdo sejam também novas formas de acesso à produção. “Hoje o 'upload' é tão importante quanto o 'download'”, explicou.

Gilberto Gil entende que um dos pré-requisitos de qualquer política de digitalização de acervos e de disponibilização de conteúdos digitais na educação é a reforma da Lei Autoral Brasileira, processo que estamos em vias de deslanchar e que envolverá ampla consulta à sociedade, seja por meio de uma série de seminários relacionados ao tema, seja por meio do lançamento do Fórum Nacional de Acesso à Cultura e ao Conhecimento, que anuncio agora aos senhores.

O ministro lançou, nesta oportunidade, o Fórum Nacional de Acesso à Cultura e ao Conhecimento. Esse fórum pretende debater temas como a Digitalização de Acervos, o Direito Autoral, o ‘Open’ Livro e Leitura, as Máquinas de Busca, a Educação na Era Digital, o Acesso ao Conhecimento Científico, o Library 2.0 e a Economia do Digital — Experiências Privadas / Políticas Públicas.

Leia o pronunciamento na íntegra.

Ana Paula P. Borges e Luiza Lemos

4 comentários:

Naturia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.

Cantinho da Cyh disse...

Eiiiee!
passando pra "divulgar" meu blog ;)
iniciante sabee?!hehehe

ta lindoo akii *.*
Adoreii!

Da uma força la? :D
Beijoo