segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Comunique-se – o portal da comunicação

Atividade 1

Site avaliado: Comunique-se

- Avalie a usabilidade de um site jornalístico quanto aos quesitos abaixo e justifique as respostas:
- Clareza na comunicação: O site demonstra ter uma percepção correta de quem é o seu público? A linguagem é adequada ao tipo de leitor que ele procura?

O site demonstra ter percepção exata de seu público: pessoas da comunicação, preferencialmente dirigido aos jornalistas. Apesar de ser um site que divulga notícias destinadas ao público geral, apresenta um conteúdo (incluindo links) voltado apenas para estudantes e/ou pessoas da Comunicação. Exemplos: oportunidades de emprego, links para sindicatos, cursos na área, eventos e coletivas a respeito do assunto. A linguagem é adequada ao seu leitor – é formal, com conteúdo jornalístico em forma de matérias informativas.

- Acessibilidade: O tempo de carregamento das páginas é um obstáculo para a navegação? É fácil descobrir o canal de comunicação com o autor dos textos, ou administrador do site?

Não, as páginas são carregadas facilmente, em novas janelas, facilitando o usuário. O canal de comunicação com o autor dos textos e/ou administrador do site é bom, porque as matérias são assinadas, bem como os respectivos comentários. Quanto ao blog do Comunique-se, o mesmo tem fácil acesso entre o repórter e o leitor, de forma que este reconhece facilmente seu autor.


- Consistência: As páginas têm elementos gráficos que dão unidade ao site? Existem recursos que prejudicam a funcionalidade das páginas?

Sim, o site contém fotos, parte de busca, colunas dos profissionais da área etc e todos são de fácil identificação, e não prejudica sua funcionalidade. O grupo acredita, porém, que devido ao grande número de informações, o visual do Comunique-se se torna um pouco poluído visualmente, o que pode desagradar e até mesmo atrapalhar seu leitor.

- Apresentação visual: O site é faz bom uso da cor? Há algum tipo de exagero no layout que possa ser corrigido?

A apresentação visual do Comunique-se é ótima, uma vez que a leitura é feita com facilidade, devido ao fundo branco do site. Apesar de ser ‘poluído visualmente’, achamos que não há o que ser corrigido no layout, devido ao grande número de informações necessárias presentes no site.

- Mudanças: O que poderia ser feito para melhorar visualmente, ou deixar mais funcional, o site em questão?

Apesar de acreditarmos que o Comunique-se tem seu conteúdo bem organizado na página, sua distribuição no layout poderia ter algumas melhoras. Um bom exemplo é quanto a sua funcionalidade. O site contém uma parte destinada à interatividade com o leitor que está localizado no fim da página. Achamos que poderia estar no começo do layout por ser uma parte importante do site, já que o usuário pode enviar notícias, ver vídeos ou ouvir reportagens. Por serem muito interessantes e pouco encontrados em sites de comunicação, seria melhor se estivessem disponibilizados no início da página.


Ana Paula Borges, Luiza Lemos, Nayara Marques.

Nenhum comentário: